quarta-feira, 2 de junho de 2010

Com feito inédito, brasileiros vão para a final da plataforma sincronizada na Copa do Mundo de Saltos Ornamentais


Em tempo de Copa do Mundo de Futebol, atletas brasileiros competem em Changzhou, na China, na Copa do Mundo de Saltos Ornamentais, e já conseguem bons resultados para o país em um esporte, que ao contrário do futebol, é pouco conhecido e praticado no Brasil.

No primeiro dia de competição, que vai de 2 a 6 de junho, a dupla formada por Hugo Parisi e Rui Marinho garantiu vaga na final da plataforma de 10 metros sincronizada, conseguindo um feito inédito, ao serem os primeiros a se classificarem para a final desta prova em uma Copa do Mundo.

Com a vaga, os atletas demonstram que estão alcançando um espaço importante para o esporte no país, pontuando uma geração que vem destacando os saltos ornamentais brasileiros no cenário internacional.

Ao lado de César Castro, Hugo soma conquistas mundiais, que mesmo com poucas medalhas, simbolizam a evolução desse esporte no Brasil. O atleta participou de duas Olimpíadas e está em sua 3ª Copa do Mundo. Rui, de apenas 22 anos, começou a se destacar em 2009, após atingir índice para o mundial, e vem no embalo de seus colegas de clube.

Hugo e Rui treinam juntos desde 2009, quando passaram a treinar no Mackenzie, em Brasília. Os atletas formaram a dupla pensando nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, e nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

A parceria vem dando certo e nestas eliminatórias da copa do mundo somaram 379 pontos e terminaram a competição em 11º lugar. A prova foi vencida pelos chineses, seguidos pelos alemães e os russos. Diante de adversários difíceis, Hugo Parisi se diz satisfeito com o resultado, mas quer mais: “Fizemos uma ótima prova e estamos muito contentes por garantirmos esta vaga na final. Sabemos que cometemos alguns erros em dois saltos nesta eliminatória, mas agora vamos nos concentrar para ir melhor na final”, declarou.

A final da prova de plataforma de 10 metros sincronizada será realizada na tarde deste sábado. No domingo, Hugo Parisi ainda saltará a prova individual de plataforma, sua especialidade.